webml
Curso Superior em Sistemas de Informação 2 SEMESTRE
WEBML
Responsável :
WebML (Web Modeling Language)
E uma metodologia para projetos de aplicações web complexas e com grande quantidade de dados. É composta de uma notação gráfica formal que pode ser utilizada em projetos completos, com ajuda de editores gráficos como o WebRatio.
O desenvolvimento é interativo e composto de cinco partes (ou modelos):
Estrutura: trata da organização dos dados
Derivação: definições de dados redundantes Composição: definição de páginas como um conjunto de sub-páginas e unidades básicas de publicação de páginas
Navegação: definição de links entre páginas e unidades
Apresentação: posicionamento de unidades em páginas e definição da aparência.
A WebML (WEB Modeling Language - Linguagem de Modelagem WEB)
foi definida em 1998 e atualmente é adotada em muitas universidades ao redor do mundo.
Essa linguagem permite uma descrição de alto-nível da aplicação, onde todos os seus conceitos são especificados graficamente em linguagem XML (Extensible Markup Language Linguagem de Marcação Extensível), entretanto é possível que esses conceitos sejam também implementados em outras linguagens .
Os principais objetivos da WebML são expressar a estrutura de uma aplicação WEB em uma descrição de alto nível, que pode ser utilizada para pesquisa, evolução e manutenção; fornecer múltiplas visões do mesmo conteúdo; separar o conteúdo de informação dos aspectos de navegação e apresentação, podendo evoluir separadamente; e armazenar a estrutura da informação em um repositório, que pode ser utilizado para a geração dinâmica da WEB.
Estrutura de dados, associada ao Modelo Estrutural (Structural model)
Hipertexto, associada a dois modelos: Modelo de Composição
(Composition model ) e Modelo de Navegação (Navigation