Weber
Norbet Elias coloca que a sociogenese do absolutismo vai se dar através de uma superioridade militar em que a classe dos cavaleiros nobres não mais era de fundamental importância em uma batalha, pois havia na época um excesso de potencial humano, também houve uma transformação nas técnicas militares. Essa supremacia militar era acompanhada da superioridade financeira onde se deu um aumento de circulação de moedas, desenvolvimento comercial, enquanto a classe burguesa e a receita da autoridade central cresciam a nobreza cada vez mais era inferiorizada. O monopólio das armas consequência do avanço das técnicas militares e armamentos e do poder militar passou da classe nobre para as mãos do príncipe ou do rei que se apoiava na arrecadação de tributos de toda região podendo manter então todo o exercito por ele criado.
3- Quais os elementos novos da estrutura da sociedade Medieval em comparação com a Antiguidade que possibilitaram o surgimento do capitalismo?
4- Qual a definição de Estado para Max Weber?
Para Weber o Estado é uma relação de homens dominando seus iguais, a qual se legitima através do uso da força. Assim, o Estado passa a ser o aparato administrativo, político de monopólio da violência dentro de um determinado território.
5- Segundo Weber, o Estado só existe devido á submissão/consentimento dos dominados aos dominadores, por que se dá esta submissão? Quais os três fundamentos da legitimidade da dominação?
Partindo do pressuposto que Weber apresenta em seu texto, se pode explicar essa submissão a partir de três fundamentos; Tradicional, Poder Carismático, Poder Burocrático. O primeiro é estabelecido a partir do conformismo, ou seja, o domínio tradicional. Quase sempre feito pelos patriarcas. O segundo, o poder carismático que consiste em qualidades de liderança individual. E por ultimo o Poder Burocrático que se domina a partir da legalidade, ou seja, leis, a