WEBER
JOANA CAVALCANTE Curso de Administração
Max Weber
Aluno: Silas Evaristo Ferreira Neto
Administração P1 (Noite)
Sociologia
AÇÃO SOCIAL Refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos; esses “indivíduos” podem ser pessoas de grupos próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. A ideia central da ação social é a existência de um sentido na ação; é a ideia de ter um comportamento se utilizando de uma “ação” para modificar algo em uma sociedade ou em um país, em diversas áreas, desde a política até ao combate à fome.
TIPOS DE AÇÃO SOCIAL Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, fazê-lo, é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Contudo, o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise. Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber:
1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim. Quando, na intenção de atingir um objetivo determinado, a pessoa lança mão (convenções) dos meios necessários ou adequados. Nesse sentido, o agente que visa chegar ao objetivo pretendido recorre aos meios disponíveis e seleciona entre estes os mais adequados. Exemplo: O agente faz uma aplicação em ações da bolsa de valores do Brasil ao invés dos países europeus, a partir da avaliação de economistas que constataram que a Europa está em uma grave crise econômica.
2. Ação