Weber
Este trabalho tem por objetivo encontrar as respostas sobre o papel da escola na sociedade através de algumas concepções de Weber. Para tanto o grupo realizou uma extensa pesquisa sobre os principais aspectos da vida do teórico/ sociólogo, no que tange a sua ideologia através das suas pricipais obras: "A ética protestante e o espírito do capitalismo", “Ciência e política: duas vocações” e obra póstuma "Economia e Sociedade". Analisamos sua compreensão de sociologia, que tem por objetivo compreender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações, alem dos tipos ideais de dominação.
Se propõem também analisar a sua contribuição para os trabalhos produzidos sobre a instituição escola, investigando através de um artigo acadêmico, como os distintos sujeitos sociais da escola concedem a educação.
Interferência das idéias de Max Weber e sua visão sociológica para a educação
Considerando –se as concepções de Weber para sociologia, podemos destacar como uma relevante contribuição a sua analise sobre educação como um processo amplo de socialização. O teórico possuía um conceito amplo de educação que engloba: educação carismática, educação tradicional ou humanística e educação burocrática. Desta forma conseguiu compreender a especificidade dos diferentes sistemas educacionais, contribuindo com o enriquecimento das abordagens dos sociólogos da educação ao focalizar os diferentes sistemas que desenvolvem a socialização dos indivíduos.
O sistema educacional de Weber trouxe vários problemas, dentre eles o que mais se destacou foi controle quase total da produção do conhecimento por parte daqueles que estão do ápice da sociedade, logo para ele a instituição seria um instrumento de dominação. A educação burocrática como já foi dito anteriormente tinha como objetivo especifico formar indivíduos para a lógica capitalista, ou seja, a busca incessante de