Webconferência na ead
(Caroline Campos – pós-graduanda em Gestão Pública, UFMA)
Introdução:
A Educação à Distância – EaD, ainda é um desafio em nosso país, considerando que se trata de um modelo novo de promover a educação formal e ainda com grandes obstáculos a serem vencidos para que se obtenham os resultados esperados tanto pelo público que opta por essa forma de aprendizagem, quanto pela sociedade que exige profissionais cada vez mais capacitados e pelos próprios promotores da EaD.
Por outro lado, tem-se nos dias de hoje a necessidade de mecanismos que facilitem o acesso ao ensino aos diversos grupos da sociedade, desde aqueles impossibilitados de frequentar as salas de aulas convencionais por incompatibilidade de horário, ou por sua localização geográfica, àqueles que, por opção, buscam flexibilidade de tempo, gerenciando seus horários para estudo de acordo com suas conveniências. Aí aponta-se a EaD como elemento diferencial e de grande importância nos dias atuais.
Com o avanço tecnológico e a relevância tomada pela informática e intenet na disseminação de informações, o modelo de Educação a Distância fundamenta-se, sobretudo, na utilização da web para a efetivação do processo ensino/aprendizagem. Nesse contexto, vários são os recursos utilizados para a implementação e facilitação do ensino, e uma das ferramentas utilizadas hoje, nesse conjunto, é a Webconferência.
CONCEITO:
Webconferência é uma tecnologia recente, que possibilita a utilização de microcomputadores como equipamentos de videoconferência. Como ferramenta de educação, a webconferência implica na geração de palestras via internet, com o objetivo de disseminar informações a vários e distintos lugares, possibilitando a interação entre aluno e professor, vez que ocorre em tempo real, fazendo disso um processo dinâmico de ensino/aprendizagem.
VANTAGENS E DESVANTAGENS NA EaD:
Podem-se considerar vantangens no uso da Webconferência