web aula
Desde início dos anos 1990, o número dos bancos comerciais vem reduzindo, enquanto as grandes organizações bancárias diversificam suas atividades contemporaneamente à sua expansão a nível nacional. O desenvolvimento de inovações financeiras continua a aumentar, tornando o controle estatal sempre mais difícil. Uma forte onda de transformações emerge nos mercados financeiros internacionais, proporcionando o desenvolvimento de inovações financeiras.
Acompanhando especificamente a evolução do setor bancário e financeiro (bancos comerciais, de desenvolvimento, seguros, etc) nas principais metrópoles, identificamos um acentuado processo de concentração bancária em diversos países, impulsionados por uma série de negócios de aquisições e fusões, envolvendo inclusive as maiores instituições do setor.
Trata-se da centralização do capital bancário, consolidada através da concentração, e expressa no surgimento dos atuais grandes grupos bancários e financeiros mundiais.
Para o conjunto da América Latina, identificamos um processo intformação do capital financeiro, o surgimento de grandes grupos bancários e financeiros, a exportação de capital são fenômenos que, de acordo com as perspectivas abordadas ao longo deste trabalho, caracterizariam não só as metrópoles imperialistas, mas ao contrário, manifestar-se-iam também nas novas potências emergentes, mostrando claramente os sintomas da maturidade imperialista.
2.1 – O processo de concentração nas grandes metrópoles4
Analisando alguns dados sobre o número de fusões e aquisições (F&A) no setor financeiro realizadas nas grandes metrópoles durante a década de 1990-2001, podemos calcular que nos Estados Unidos foram realizadas 5.243 operações de F&A, das quais 3.487 no setor bancário, 639 no setor de seguros e mais de 62% deste total foram realizados no período de 1996-2001. No Japão, o número das operações de fusão e