Web 1 E 2
A técnica e a tecnologia sempre tiveram um papel muito importante na evolução do homem e da sociedade, onde podemos dizer que a Técnica é “criar uma forma de manipular, um conhecimento que possa gerar inovações com o objetivo de facilitar um determinado trabalho”. Com as relações sociais e troca de experiências entre pessoas e organizações, ocorre a evolução das técnicas, o qual seria um acúmulo de conhecimento acerca das formas de trabalho.
Diante disso, chega-se à conclusão de que a Técnica “é uma ação ou conjunto de procedimentos e de objetos que constituem uma atividade, não incluindo estudo das razões de funcionamento desta ação. Sendo assim um conhecimento empírico, nascido, mantido e reproduzido na própria ação, ou seja, o conhecimento da técnica é o resultado das nossas experiências” (ZAWISLAK, 1994).
Como exemplos de técnicas podemos destacar exemplos do mais arcaicos, como, por exemplo, as técnicas de plantio, de caça (utilizando arco e flecha, entre outras).
Por sua vez, podemos dizer que a Tecnologia é a técnica evoluída, ou seja, é fruto de ideias surgidas no passado e que, ao longo dos anos, foram criadas, atualizadas e aprimoradas, principalmente a partir final do século passado, marcando o início da Revolução da Informação.
Desta forma, vários autores veem a tecnologia como uma ciência aplicada, ou seja, é a sistematização da técnica onde devemos refletir sobre a ideologia que a orienta, o valor agregado e os impactos negativos que serão gerados.
Em uma organização, notamos as tecnologias em uso, quando analisamos o próprio trabalho das pessoas e o que elas estão utilizando para fazer este trabalho. São três as áreas primárias: tecnologia do produto, tecnologia de processos e tecnologia de informação.
As diversas formas de aplicação da tecnologia transformam todas as atividades existentes, o que a faz uma perfeita ferramenta para o desenvolvimento de vários seguimentos, tais como a educação, comunicações, medicina,