wdwxdw
688 palavras
3 páginas
Capítulo 5 - República velha: resistênciaAtividades
1) a) Beato: devoto religioso que prega e faz profecias. Mutirão: trabalho coletivo realizado gratuitamente. Arraial: povoado. Tática de emboscada: tática que consiste em esperar o inimigo às escondidas e atacá-lo de surpresa.
b) Resposta Pessoal.
2) a) O monge José Maria dirige-se aos seus seguidores, sertanejos pobres que se "acudiam" com ele em busca de amparo, orientação e ajuda espiritual.
b) Os mandões são as autoridades republicanas; os gaviões são os militares e os pintinhos são os sertanejos pobres. No texto, a problemática que serviu de combustível para a Guerra do Contestado está colocada deforma simples: a luta dos sertanejos pela posse da terra; a aliança dos coronéis com as autoridades republicanas, que se valeram inclusive do avião para reprimir o movimento sertanejo.
3) a) O objetivo do prefeito Pereira Passos era modernizar e higienizar a cidade. Comentar que essa reforma está associada ao propósito de "aceleração do progresso" que marcou a Belle Époque no Brasil. O poeta Olavo Bilac expressou bem essa ideologia vendo na reforma de Passos a morte da cidade "colonial, imunda e retrógrada" e a vitória da higiene e do bom gosto (leia-se europeização da cidade do Rio de Janeiro).
b) Os antigos moradores foram forçados a se mudar para os subúrbios e para cima dos morros que circundam a cidade.
4)
Revolta da Vacina
Onde e quando
Rio de Janeiro, 1904
Motivos
A obrigatoriedade da vacina contra varíola.
As demolições no centro da cidade.
O custo de vida elevado.
Como terminou
O governo reprimiu a revolta, prendeu seus líderes e suspendeu a obrigatoriedade da vacina.
5) a) Os operários eram submetidos a longas jornadas de trabalho que atingiam 14 horas no Distrito Federal e 16 horas em São Paulo, com poucas possibilidades de descanso e lazer.
b) Eram habitações precárias, como os cortiços, localizados geralmente na periferia dos centros urbanos.
6) Pode-se notar a presença