Wanda de aguiar horta
Introdução
Este trabalho visa apresentar de forma sucinta o resultado da leitura e discussão de material sobre a Dra. Wanda de Aguiar Horta. Fica claro a sua preocupação em proporcionar meios eficientes para a recuperação do paciente, estabeleceu processos educativos envolvendo profissionais, família, comunidade de forma abrangente e visando com seus estudos tornar a Enfermagem uma ciência respeitada. O envolvimento aconteceu profundamente desde o mais básico dos procedimentos até a elaboração de conceitos merecendo maior destaque a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, e o Processo de Enfermagem no qual o profissional consegue produzir um trabalho padronizado e de qualidade.
Vida e Obra de Wanda de Aguiar Horta
Wanda nasceu em 11/08/1926, em Belém – PA. Filha de militar obteve a certificação em Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo USP, em 1948. Continuou seus estudos e, em 1953, recebeu o diploma de Licenciada em História Natural, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná. Em 1962, sua Pós-Graduação foi em Pedagogia e Didática Aplicada à Enfermagem, pela Escola de Enfermagem da USP. Fez o Doutorado em Enfermagem e Livre Docência em Fundamentos de Enfermagem na Escola de Enfermagem Ana Néri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebeu a certificação em 31 de outubro de 1968. Exerceu a Livre Docência na Universidade de São Paulo, após aprovação em concurso que lhe oportunizou o título de professor adjunto (HORTA, 1973).
Com o seu saber realizou inúmeras palestras e conferências, ministrou cursos na área da saúde, participou ativamente em orientações de dissertações de mestrados e teses de doutorado. Com auxilio da bolsa estudo, Wanda realizou viagens a Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Suíça e Estados Unidos (LEOPARDI, 1999).
A teorista Horta faleceu em 15/06/1981, com cinqüenta e cinco anos, deixando inúmeros estudos. Seus textos, artigos e os livros foram