Walter Eucken - estruturas de mercado
Economia mercantil
“Este tipo ideal da economia mercantil compõe-se de unidades de produção e de agregados familiares que se encontraram em relações de troca ou de comércio.”
Terceira parte, Parte II, cap 2, pg 141
Em relação as atividades das empresas e consumidores dentro do mercado o autor fala que “cada um destes numerosos dirigentes de unidade econômica e chefes de agregado familiar que vivem numa comunidade de economia mercantil tem de tomar em consideração, no seu plano, a atuação e os planos dos outros. Todas as unidades econômicas se encontram numa relação de dependência mútua.”
“surge então na economia mercantil um novo problema: a necessidade de ajustar as diferentes partes entre si, por outras palavras o problema de coordenação dos planos individuais [...] é esta a questão de que se deve partir para estudar o sistema economia da economia mercantil e identificar as suas formas econômicas.”
“cada unidade econômica que entra em relação com outra unidade econômica da origem a uma oferta e uma procura.”
As formas de mercado
Existem dois gêneros de oferta e procura, a aberta e a fechada. É considerado aberto quando não existe nenhuma limitação para ofertantes e demandantes quanto a quantidade e bens para se produzir e para se demandar. É considerada fechada quando apenas um certo grupo de empresários podem atuar no setor, assim como apenas um certo grupo de trabalhadores pode exercer aquela função. Em muitas civilizações antigas, por exemplo, os indivíduos possuíam posições definidas na sociedade, devendo exercer no futuro a profissão que herdou do pai, perpetuando o sistema. “Na época contemporânea, têm-se desenvolvido, na maioria dos países, técnicas múltiplas e muito variáveis para fechar a oferta ou a procura: exames, restrições à entrada, à liberdade de estabelecimento, ao investimento, ao cultivo, passando com frequência os diferentes ramos de abertos a fechados.”
Formas abertas da oferta e procura
Cada