Walter Benjamin. “A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica”. In: LIMA, Luiz Costa. (Org.). Teoria da cultura de massa.
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Data da entrega: 08/10/2013
Curso: Comunicação social – Rádio e Tv
Professor(a): Dirceu M. Alves
Discente:
Mateus de Albuquerque Ferreira
Referência Bibliográfica
Walter Benjamin. “A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica”. In: LIMA, Luiz Costa. (Org.). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. P. 215 - 254.
PÁGINAS
Parágrafo
221
1º
“Nossas belas artes foram instruídas e seus tipos e usos fixados num tempo bem distinto do nosso, por homens cujo poder de ação sobre as coisas era insignificante comparado ao que possuímos. Mas o espantoso crescimento de nossos instrumentos, a flexibilidade e a precisão que eles atingiram, as ideias e os hábitos que introduziram, nos asseguram modificações próximas e muito profundas na antiga indústria do belo.”
- As belas artes e o sentido de belo para as manifestações artísticas foram instituídas em tempos distantes e por pessoas com um poder de ação muito limitado relativo ao que se tem hoje (ou na época escrita) e atualmente, graças as novas tecnologias e novos instrumentos, novas ideias e hábitos, acontece uma mudança na antiga indústria das belas artes.
222
3º
“...a obra de arte foi sempre suscetível de reprodução. O que uns homens haviam feito, outros podiam refazer. Em todas as épocas discípulos copiaram obras de arte a título de exercício; metres as reproduziram para assegurar-lhes difusão; falsários as imitaram para assim obter um ganho material.”
- As técnicas de reprodução são usadas desde os tempos antigos e é um processo comum da produção artística. Isso teve um papel importantíssimo da difusão e multiplicação da escrita.
224
1º
“Com o século XX, as técnicas de reprodução atingiram um tal nível que estão agora em condições não só de se aplicar a todas as obras de arte do passado e modificar profundamente seus modos de influência, como também