Wallon
Henri Wallon era conhecido como “ O educador das emoções “, nasceu em 15 de junho de 1879, na França, graduado em Medicina, filosofia e Psicologia. Wallon tentava compreender o Psiquismo Humano, e entendia que é preciso olhar a criança à partir do seu desenvolvimento, desprendendo-se de alguns conceitos.
Na primeira metade do séc XX, revolucionou o ensino, pois achana que a escola deveria formar o aluno de maneira integral, afetiva, intelectual e social. Nomeia então a criança como instrumento fundamental na construção de sua teoria.
Estudos das condições materiais do desenvolvimento da criança, referente as condições orgânicas e exigências sociais que promovem o desenvolvimento do psiquismo. Não costuma separar teoria da prática.
Na teoria Walloniana não existe modelos fixos do comportamento infantil, o desenvolvimento da criança se dá por meio de oscilações estimulados através de mecanismos que poderão ser antecipados, retornos ou retrocessos.
Para Wallon a presença de conflitos na trajetória humana são resultados das condições do meio, daí a importância de observar os quatro elementos que se comunicam o tempo todo que são a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do (eu) como pessoa.
Afetividade: são as exigências do campo afetivo mental para com o mundo externo.
Movimento: depende das condições oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito fizer delas.
Inteligência: ela surge depois da afetividade.
Formação do eu: é subdividido em estágios desde o nascimento até a fase da adolescência onde será difundida uma nova personalidade por meio de modificações corporais advindas de ações hormonais.