wallon
Por sua formação ocupou o posto mais alto do mundo Universo Francês em que liderou uma intensa atividade de pesquisa.
Sua vida acadêmica: em 1899 é admitido na escola normal superior ao longo da sua vida ele sempre foi muito explicita sua aproximação com a educação. Com 23 anos ele se formou em filosofia em 1902 e 1908 ele se formou em medicina.
Ele também trabalhou com crianças portadoras de deficiência mental em 1908 a 1931. Em 1914 serviu durante meses como médico no exército Francês na frente do combate. O contatos com as lesões cerebrais sofrida por ex-combatentes fez com que revise postulado neurológicos que havia desenvolvido no atendimento das crianças com deficiências.
A influência do fator orgânico e a Ênfase no fato social: Wallon reconhece que o fator orgânico é a primeira condição para o desenvolvimento do pensamento: ressalta porém, a importância das influências do meio.
Desenvolvimento do pensamento: Wallon define que desenvolvimento é o processo pelo qual o individuo emerge de um estado de completa imersão social em que não se destinge do meio para um estado em que pode distinguir seus próprios motivos oriundos do ambiente. O desenvolvimento ocorreria para o wallon por uma sucessão de estágios a maneira de estagio da teoria de Piaget.
A teoria de wallon confronta-se com o Behaviorismo neste ponto enquanto uns comportamentalista acredita que aprendizagem é um processo de modelagem onde vários comportamentos são condicionados extintos.