Walle
A questão da tecnologia até que ponto a tecnologia pode ser vantajosas, e a partir de que ponto se torna desvantagem.
A contribuição da tecnologia ao sedentarismo.
A grande questão da preguiça de pensar.
O filme aborda a questão do destino do lixo de uma maneira que nos faz refletir no futuro, com tanto lixo produzido qual será o destino dos seres viventes caso a situação do lixo chegue ao ponto que chegou no filme.
O filme se começa em 2700, o destaque principal é a situação do planeta terra, basicamente desabitado por causa da poluição. No filme o planeta parece um gigante lixão, o robozinho Wall-e é um tipo de robo Levantador de Carga para Alocação de Lixo – Classe 'Terra'), trabalha para compactar e organizar todo esse entulho, sozinho, uma vez que seus companheiros de profissão já se encontram estragados. Assim, ele e sua barata de estimação são os únicos habitantes daquele planeta cinzento.
Wall-e, assim como outros robôs, foram enviados para a Terra pela empresa BNL para executar esse serviço. Enquanto isso, os seres humanos se protegem de toda a toxidez de nosso planeta na estação espacial Axiom. O plano era que ficassem somente por cinco anos ali, esperando a conclusão de tal trabalho para retornarem ao nosso planeta; mas acabam ficando por aproximadamente 700 anos. Para verificar se a Terra já está habitável, a empresa envia robôs para lá, sendo um deles a Eva (Examinadora de Vegetação Alienígena), que se apaixonará pelo personagem principal (e vice-versa).
Percebemos, ao longo do filme, que os seres humanos que estão a bordo da estação espacial estão tão acomodados que são incapazes de se levantar sozinhos, ou de se locomover sem auxílio de aparelhos especiais para tal. Bastante