Wagner Botelho Godinho
A negociação é visível em toda parte. Diariamente, as pessoas são expostas a diversas formas de negocição, negociações das mais variadas formas, e em inúmeros assuntos. Cada situação requer uma forma de negociação, e baseado nisso que em tempos pra cá foram feitos estudos de negociações em diversas culturas, inclusive culturas internacionais.
Com a Globalização das economias, as negocições internacionais assumiram papel relevante no destino das nações.
Qualquer negociador já tratou com pessoas de todos os tipos ao longo da vida profissional: algumas mais duras, energéticas: outras, mais reservadas ou mais dóceis e passivas.
A medida que se examina cada estilo de negociador, pode-se identificar seus aspectos marcantes, as expressões, suas motivões e os métodos que poderá utilizar durante as negocições.
A negociação é o processo de buscar aceitação de idéias e propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de forma que as partes envolvidas terminem a negociação tenham consciência de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentas sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
Emílio Peres Araujo Brito
O conteúdo demonstra claramente sobre varias formas de negociação, mostra também qual a real idéia do assunto abordado, os tipos de negociação que existem, as formas corretas do tema em questão e tudo isso com base em um roteiro necessário para evitar erros que possam comprometer o final de todo processo.
Uma das forams de se atingir êxito na negocição é a capacidade de se comunicar de forma eficaz. A comunicação objetiva e clara gera entendimento e resposta, persuadindo a outra parte.
Alguns fatores estratégicos são: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto-desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade são alguns exemplos.
Em uma companhia o futuro das negociações tem grande relevância para