Vôlei
Plano de aula um.
Série: 6º
Número de alunos: trinta.
Exercício um: Sobre o comando do professor os alunos irão executar os movimentos todos em coluna, de posse de uma bola sacar por baixo em direção a rede Duas equipes, uma de cada lado da quadra, onde deve espalhar cones e bambolês na quadra. Os cones se tocados valem um ponto, se o cone for derrubado valem três pontos e se acertar dentro do espaço do bambolê sem tocá-lo vale cinco pontos e assim você estimula a competição entre as duas equipes e aproveita pra corrigir os eventuais erros.
Exercício dois: Os grupos ocuparão a área de jogo, sendo cada lado dividido em quatro partes, numerando-as da seguinte forma: zona de ataque números três e quatro, e zona de defesa, números um e dois.
Desenvolvimento: O jogo seguirá a dinâmica do voleibol, sendo a pontuação realizada a partir da queda da bola nas zonas numeradas. Exemplo: a bola tocando o solo na zona de ataque três vale três pontos.
O grupo deverá definir um número de pontos para a partida ser vencida, possibilitando às equipes a opção de ataques em determinadas zonas e dificultando o fechamento da partida pela necessidade de se atingir um número exato a partir dos pontos.
O grupo poderá, junto com o monitor, acrescentar regras como: a equipe que ultrapassar o número preestabelecido perderá dez pontos.
A equipe poderá ir somando os pontos de acordo com o recebimento da bola. Exemplo: o participante recebe a bola na zona de número quatro, passa a bola para o participante da zona de número três, nisso todos deverão gritar a soma desses números, no caso, sete. E assim sucessivamente. Ganha o ponto que conseguir fazer mais “pontos”.
Fundamentos: Saque por baixo, todos os fundamentos básicos.
Materiais: Arcos, bolas e cones, rede. , giz ou fita gomada
Plano de aula dois.
Série: 7º.
Exercício um: Dois grupos em cada área de jogo, sendo um dentro e o outro ocupando as laterais e fundo da área. Após o saque, a