Vírus
VÍRUS, UM GRUPO SEM REINO
O que são: A palavra vírus tem sua origem no latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de automultiplicação, utilizando para isso sua estrutura celular. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais
Sua formação: O vírus é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.
Como sobrevive: Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e células procarióticas (de bactérias
Características Gerais dos Vírus:
São acelulares (não são formados por células)
Só são visíveis ao microscópio eletrônico
Não possuem membrana plasmática, citoplasma, nem organelas celulares como mitocôndrias, RER, REL, Complexo de Golgi, etc.
Não possuem atividades metabólicas, como respiração, excreção, digestão, etc.
São parasitas intracelulares obrigatórios.
O único aspecto comum dos vírus às células é a presença de material genético (DNA ou RNA) e, consequentemente, a capacidade de reprodução.
Estrutura Básica de um Vírus:
O envoltório dos vírus, formados por proteínas, é denominado capsídeo.
Os vírus são formados por um filamento de DNA ou RNA ,onde estão inscritas as informações para a produção de novos vírus.
Muitos vírus podem apresentar ainda um envelope lipídico.
Ciclos reprodutivos:
Ciclo Lítico: o vírus invade a célula, se multiplica lá dentro usando o mecanismo da própria célula e depois rompe sua membrana, liberando dezenas de outros vírus replicados.
Ciclo Lisogênico: