Vírus
Agente patogêneo
É uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana( em inglês: human immunodeficiency virus- HIV).
Sintomas
Os sintomas da Aids são silenciosos e lentos, já que ocorrem vários casos de que o vírus ficou até dez anos sem desenvolver a doença e apresentar seus sintomas mais comuns. Os principais são: febre alta, diarréia constante, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causa lesões na pele, intestino e estômago). Essas doenças oportunistas se não tratadas, podem ocasionar morte ao portador da AIDS.
Transmissão
Sua transmissão é de fácil e rápida atraves do sangue, esperma e secreção vaginal. Apenas por esses modos, ou seja, pessoas não infectadas podem conviver normalmente com uma pessoa portadora da doença.
As formais mais comuns de contágio da doença são: sexo sem camisinha, compartilhamento de seringas, transfusão de sangue contaminado e de mãe para filho no parto ou através da amamentação.
Tratamento
A Aids até o momento não tem uma cura definitiva, mas os portadores da doença dispõem de tratamento. São dados ao paciente ‘coquetéis’ de remédios para prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente infectado.
Catapora
Agente patogêneo
A catapora é transmitida pelo vírus chamado varicela-zoster, um integrante da familia do herpes-vírus.
Sintomas
Na maioria dos casos da doença, ocorre em criança no qual ela fica coberta de erupções. Na primeira semana o infectado sofre com a intensa coceira, depois a coceira diminui porém o paciente continua transmitindo o vírus.
Após infectado,a doença leva cerca de onze a vinte dias para se manifestar. O infectado torna-se contagiosa de um a dois dias antes de a doenças ‘irromper’ no corpo. Enquanto a bolha