Vírus
Os vírus são seres simples e infecciosos formados basicamente por uma cápsula proteica que envolve o seu material genético, podendo ser o DNA, o RNA ou ambos. Esses organismos biológicos possuem uma grande capacidade de multiplicação, utilizando-se de células hospedeiras para esse feito. Com isso, as suas réplicas espalham-se por todo o organismo do ser infectado causando diversas doenças.
Em suma, esse breve trabalho apresenta os vírus, abrangendo suas estruturas, seu funcionamento e outros aspectos para que haja a compreensão do leitor.
2. CONCEITO
A palavra vírus vem do latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).
Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Eles são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular.
Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucleico sempre envolto por uma cápsula proteica denominada capsídeo. O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.
Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito.
O vírus é constituído basicamente de:
Ácido nucleico - conjunto de instruções genéticas, DNA ou RNA, trançado em filamentos simples ou duplos;
Cobertura de proteína - envolve o DNA ou o RNA para protegê-lo;
Membrana lipídica - envolve a cobertura de proteína, sendo encontrada apenas em alguns vírus, incluindo o da gripe; esses tipos de vírus são chamados de