Vírus e mutações
Estudar os tipos de vírus existentes e sua composição genômica e estrutural;
Compreender a grande capacidade de mutação dos vírus.
Conteúdo
Genética.
Tempo estimado
Duas aulas.
Introdução
A reportagem Só faltava ele, publicada em VEJA, retoma um assunto recorrente no noticiário brasileiro: a dengue. O texto, no entanto, apresenta novas informações sobre a doença e explica a capacidade mutacional dos vírus. Aproveite a reportagem discutir o tema com a moçada.
Desenvolvimento
1ª aula
Comece a aula lendo a reportagem Só faltava ele, publicada em VEJA. Depois disso, converse com os alunos sobre as medidas para prevenir a dengue. Eles devem citar rapidamente ações para evitar o acúmulo de água parada - colocar areia embaixo dos vasos de plantas, tampar reservatórios de água, guardar garrafas com a boca para baixo etc.
Amplie a conversa com a moçada e chame a atenção para o universo dos vírus. Questione os estudantes sobre outras doenças transmitidas por vírus. Lembre a garotada que esses organismos são capazes de causar enfermidades tanto em animais quanto em vegetais e bactérias.
Explique que os vírus não são considerados seres vivos, pois são um pequeno aglomerado de moléculas e macromoléculas que só conseguem se multiplicar no interior de uma célula hospedeira.
Aproveite a seguinte figura para mostrar à turma os diferentes formatos dos vírus. Diga à classe que eles são extremamente pequenos - seu tamanho varia de 20 a 250 nanômetros. Em seguida, apresente a segunda imagem aos alunos. Nela aparecem esquematizadas as partes que compõe o vírus.
Explique que, diferentemente dos seres vivos (que têm o DNA como material genético), os vírus podem possuir DNA ou RNA. Em geral, predominam as estruturas compostas por uma ou mais cadeias simples de RNA.
Para a aula seguinte, divida a turma em oito grupos e proponha uma pesquisa sobre as seguintes doenças virais (uma por grupo): dengue, AIDS, gripe, sarampo, febre