Vírus de computador
Como você já sabe, um vírus é um programa com fins maliciosos, capaz de causar transtornos com os mais diversos tipos de ações: há vírus que apagam ou alteram arquivos dos usuários, que prejudicam o funcionamento do sistema operacional danificando ou alterando suas funcionalidades, que causam excesso de tráfego em redes, entre outros.
Os vírus, tal como qualquer outro tipo de malware, podem ser criados de várias formas. Os primeiros foram desenvolvidos em linguagens de programação como C e Assembly.
Como você já sabe, os vírus não é os únicos malwares que existem. A definição do que a praga é ou não é depende, essencialmente, de suas ações e formas de propagação.
Alguns deles: cavalos de tróia, worms, hijackers, spywares, ransomwares e etc.
Vírus de computador
São pequenos programas capazes de nos causar grandes transtornos. Vírus de computador, afinal, podem apagar dados, capturar informações, alterar ou impedir o funcionamento do sistema operacional e assim por diante.
COMO OS VÍRUS AGEM?
Antigamente, os vírus agiam limitadamente, podemos concluir: Se propagavam (espalhavam), por exemplo, toda vez que o computador lia um disquete contaminado. Após o surgimento da internet, a situação mudou drasticamente para a pior.
Isso ocorre porque, com a internet, os vírus podem se espalhar muito mais rápido e contaminar um número muito maior de computadores.
Os programas maliciosos normalmente se aproveitam de:
Falhas de Segurança (bugs) - O sistema operacional e outros programas podem conter falhas, e quando descobertas por pessoas com má intenção, podem ser exploradas por vírus, permitindo a contaminação do sistema.
E-mails - Um dos meios mais utilizados por pessoas maliciosas. A idéia é o usuário receber mensagens que o induzem a clicar, executando assim, o programa malicioso. Normalmente é um arquivo anexado ou presente em um link. Portanto, cuidado onde clica.
Downloads - Ao baixar um arquivo de um