Vírus de computador
Os vírus podem ser criados de várias formas. Os primeiros foram desenvolvidos em linguagens de programação como C e Assembly. Hoje, é possível encontrar inclusive ferramentas que auxiliam na sua criação.
O primeiro vírus:
Elk Cloner é considerado o primeiro vírus de computador de distribuição ampla e foi criado por Rich Skrenta, um garoto então com quinze anos, em 1982.Ele atacava computadores Apple 2 com DOS. O único transtorno causado era a exibição de um "poema" a cada cinquenta vezes que o computador era iniciado com um disquete infectado. Não causava danos aos dados a não ser que o disco contivesse uma imagem que não fosse a padrão do sistema pois ele copiava a si mesmo na mesma posição independentemente do conteúdo do disquete.
O POEMA:
O programa, com uma personalidade
Ele vai ficar em todos os seus discos
Ele vai se infiltrar suas fichas
Sim, é Cloner!
Ele vai ficar com você como cola
Ela irá também modificar RAM
Envie o Cloner!
Como os vírus agem?
Quando um vírus contamina um computador, além de executar a ação para o qual foi programado, tenta também se espalhar para outras máquinas. Antigamente, os vírus tinham um raio de ação muito limitado,com o surgimento da internet essa situação mudou drasticamente, para pior. Podem explorar vários meios, entre eles:
Falhas de segurança: sistemas operacionais e outros programas não são softwares perfeitos e podem conter falhas. Quando descobertas por pessoas com fins maliciosos, podem ser exploradas por vírus, permitindo a contaminação do sistema, muitas vezes sem o usuário perceber;
E-mails: O usuário recebe mensagens que tentam convencê-lo a executar um