Vínculo administração – tecnologia
O efeito da globalização introduziu duas características que devem ser motivos de preocupação de qualquer empresa.
1 – a superação das distâncias entre os países, rompendo as fronteiras físicas existentes, aproximando as culturas e os diferentes valores pessoais. Essa característica é muito importante para as empresas que tem como objetivo ampliar seus mercados.
2 – Impôs, em contrapartida, um aspecto muito mais dinâmico aos processos de negócio, uma vez que pequenas flutuações da economia em qualquer parte do mundo podem afetar quase diretamente qualquer país.
Esse quadro de interdependência econômica leva a uma posição de desconfiança contínua da empresa em relação ao mercado em que opera, causando a necessidade de obter muito mais informações desse mercado antes da tomada de alguma decisão importante.
As características impostas por esse quadro definiram que a empresa necessita constantemente manipular grandes quantidades de informações para a definição de um bom planejamento estratégico e operacional.
Essas necessidades podem ser supridas com acessórios tecnológicos que permitam controlar de maneira instantânea todas as informações internas e externas da empresa, em especial porque atualmente o uso dos computadores como ferramenta de trabalho em todas as áreas é algo totalmente comum.
A telemática é a nova área que incorpora todas as ferramentas computacionais da informática (informação automática) com as tecnologias das telecomunicações. Ela possibilita o desenvolvimento de aplicações empresariais de alto desempenho para auxiliar o administrador de empresas.
Nesse quadro, surge a necessidade de um novo profissional que possa administrar corretamente o fluxo de informações da empresa. Esse profissional, escasso no mercado de trabalho, já é considerado peça chave dentro de qualquer empresa. Trata-se do Diretor-executivo de informações, analista de