VÍCIOS E VICIADOS EM SALA DE AULA
O QUE SÃO VÍCIOS: São hábitos repetitivos que degeneram ou causam algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. "Vício é tudo aquilo que escraviza o homem e que o torna refém dos seus instintos". Já é sabido e comprovado que o vício não prejudica somente o viciado, mas também aqueles que com ele convivem. Por essa razão, além de se tornar escravo, o viciado também se torna um malefício para a sociedade em que vive.
Hábito, Vício e Dependência.
Hábito: Os hábitos são comportamentos constantes e também nem tão fácil assim de serem mudados, mas não são maléficos à saúde, podemos mudá-los a qualquer momento, por qualquer motivo;
Vício: O vício é o tamanho da falta que sentiremos em relação a ele, além de sensações e sentimentos como ansiedade, depressão, saudade e dor frente à sua ausência.
Dependência: É o maior vício. O da dependência psíquica ou psicológica, ou seja, o apego que a pessoa estabelece a certa substância ou situação. De forma que não podemos subestimar o grau de importância da dependência física que é um grande reforçador do vício. Todos nós temos tendência a ter dependência a alguma tipo de droga, objeto ou situação e as causas que determinam a dependência psicológica devem ser as mais comuns do nosso dia a dia. As causas das dependências psicológicas estão relacionadas a fatores internos do indivíduo, ou seja, nossa subjetividade, o nosso eu interior, é aí onde precisamos curar.
Principais vícios que atingem a juventude
Para um estudante, quer no ensino fundamental, ou até mesmo no ensino universitário, é difícil manter hábitos de vida saudáveis, por isso, muitas vezes, criam-se dependências e desleixos que podem ser prejudiciais para o mesmo e que se refletem no desempenho da vida acadêmica e até mesmo da vida pessoal.
De forma desestruturada os vícios geram comportamentos viciosos. Muitos são os vícios conhecidos