vários trabalhos
O DNA, ou ácido desoxirribonucléico, é um tipo de ácido nucléico presente no núcleo de todas as nossas células nucleadas. O DNA é responsável pela codificação de nossas proteínas, ou seja, ele que contém a informação de como produzir as proteínas, mas de uma maneira criptografada.
Os cromossomos tem como função compactar todo o DNA para que ele caiba dentro do núcleo de nossas células. É simplesmente uma questão de organização. Sabe quando você faz as malas para viajar e dobra as roupas e tudo cabe na mala, mas na volta, quando as roupas estão abarrotadas e desorganizadas, fica mais difícil ou até impossível fechar a mala?
Duplicação do DNA
No processo de duplicação do DNA, as pontes de hidrogênio entre as bases se rompem e as duas cadeias começam a se separar. À medida que as bases vão sendo expostas, nucleotídeos que vagam pelo meio ao redor vão se unindo a elas, sempre respeitando a especificidade de emparelhamento: A com T, T com A, C com G e G com C. Uma vez ordenados sobre a cadeia que está que está servindo de modelo, os nucleotídeos se ligam em seqüência e formam uma cadeia complementar dobre cada uma das cadias da molécula original. Assim, uma molécula de DNA reproduz duas moléculas idênticas a ela. transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir.
A transcrição é um processo altamente seletivo, pois apenas pequenas porções da fita de DNA é molde é copiada. Isso é muito importante, pois é o primeiro passo da regulação de um gene.
O processo é iniciado quando a polimerase do DNA se liga a uma das extremidades do DNA. Essa extremidade é muito específica, possuindo uma seqüência especial de bases, e é chamada de promotor. Neste local, existe um sítio de