Vygotsky
Para Vygotsky:
“Propomos que um aspecto essencial do aprendizado é o fato de ele criar uma zona de desenvolvimento proximal; ou seja, o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados, esses processos tornam-se parte das aquisições do desenvolvimento independente da criança.”
Conceitos centrais da abordagem À EDUCAÇÃO Vigotsky
Vigotsky- teoria baseia-se principalmente em socioculturais da aprendizagem de cada indivíduo e, portanto, o suporte em que se desenvolve.
* No modelo de aprendizagem que fornece o contexto é fundamental. Interação social torna-se o motor do desenvolvimento. Nessa noção, podemos perceber que o contexto em que somos inseridos é fundamental para o bom desenvolvimento da com outros indivíduos, para que possamos Não podemos dizer que o indivíduo é um de isolamento. Sim uma interação, que influenciam mediadores que guia a criança a desenvolver suas habilidades cognitivas. Isto refere-se à zona de desenvolvimento proximal. O que a criança pode fazer por si só, e que você pode fazer com o apoio de um adulto, a zona de desenvolvimento proximal é a distância entre os dois.
* Aprendizagem e desenvolvimento são dois processos que interagem. A escola deve ser coerente com o nível de desenvolvimento infantil. A aprendizagem ocorre mais facilmente no grupo situações. Interação com os pais facilita a aprendizagem. “O único bom ensino é conduzido para o desenvolvimento”.
* Aprendizagem: é determinado pelo ambiente em que opera e à sua zona de desenvolvimento proximal ou potencial.
É o resultado de uma complexa confluência de fatores sociais, como a interação comunicativa com os pares e adultos, a partilhar um momento histórico e cultural determinantes.
* O resultado de uma experiência de aprendizagem não é transmitido