VYGOTSKY UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE PEDAGOGIA
INDIANARA PRZYBYSEWSKI
VYGOTSKY
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO
CURITBA
2013
CAPÍTULO I
A VIDA BREVE E INTENSA DE VYGOTSKY
Lev Semenovich Vygotsky nasceu dia 17/11/1986 em Orsha em Bielo-Rússia e faleceu em Moscou no dia 11/06/1934, vitima de tuberculose. Família de origem judaica, seu pai era bancário e sua mãe era professora formada e se dedicava na criação de seus filhos. Ele cresceu e viveu longo período em Gomel (Bielo-Rússia) com seus pais e sete irmãos. Casou-se aos 28 anos com Rosa Smekhova, com quem teve duas filhas. Vygotsky estudou em casa com tutores particulares até seus 15 anos, gostava de literatura e artes em geral. Frequentava a biblioteca em sua casa e a publica. Aprendeu diferentes línguas (alemão, latim, hebraico, francês e inglês). Viajou uma vez para o exterior, mas conhecia o restante do mundo através de suas leituras.
Aos 17 completou curso secundário, estudou Direito e Literatura em Moscou (de
1914 a 1917). Participou dos cursos de Historia e Filosofia, porem não recebeu titulo acadêmicos. Seu interesse em compreender o desenvolvimento psicológico do ser humano e as anormalidades físicas e mentais levou a fazer cursos na Faculdade de Medicina. Se percurso acadêmico foi marcado pela interdisciplinaridade (literatura, linguística, antropologia, cultura, ciências sociais, psicologia, filosofia, medicina). E sua atuação profissional eclética e intensa, sempre associada ao trabalho intelectual.
Começou sua carreira aos 21 anos, após a Revolução Russa de 1917.
Seu interesse pela psicologia acadêmica a partir de contato na formação de professores, com os problemas de crianças com defeitos congênitos (cegueira, retardo mental severo, afasia, etc.)
Em 1924 foi um ano de grande marco na sua carreira intelectual e profissional.
Realizou uma palestra no II Congresso de Psicologia em Leningrado (na época