Vygotsky – aprendizagem e educação mediada
VYGOTSKY – APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO MEDIADA
Alana Pereira
Prof. Evaldo Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Biológicas
07/07/2011
1 RESUMO
Palavras-chave: Vygotsky; Educação Inclusiva; Desenvolvimento; Aprendizagem; Contexto Sócio-Cultural.
2
3 A partir de uma breve compreensão do processo de desenvolvimento cognitivo em Vygotsky, e suas implicações no processo de como se aprende e no processo ensino-aprendizagem, vê-se que tal teoria do desenvolvimento tem muito a contribuir para a educação, seja ela inclusiva ou não. Partindo de uma perspectiva sócio-histórica num determinado contexto cultural, vimos que a apropriação da linguagem através do social é o instrumento mais importante para o desenvolvimento cognitivo, que passa a ser uma resultante desse desenvolvimento.
4
1 INTRODUÇÃO
Todos os teóricos que se debruçaram sobre a Psicologia do Desenvolvimento, especialmente na Educação, vieram somar esforços a fim de ampliar a compreensão sobre o modo como se dá a aprendizagem. Vygotsky e sua teoria sócio-histórica trouxeram à luz, a importância das relações humanas e do contexto cultural que estamos absorvidos para o processo da aprendizagem e, fortalecendo ainda mais a educação inclusiva de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos, dentro de uma prática pedagógica coletiva, flexível e dinâmica. Este trabalho não visa o aprofundamento da teoria de Vygotsky, como por exemplo, a apropriação da linguagem, e também não contempla todas as suas nuances como por exemplo os estágios de desenvolvimento, de modo que o trabalho volta-se para os aspectos relevantes da aprendizagem.
2 – INFLUÊNCIA DO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Para Vygotsky, a cultura modela o psicológico, isto é, a maneira de pensar. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos. Segundo a sua teoria, desde os primeiros