Vygostky - Conceitos Gerais
Moysés Tosta, Naysla e Suelen Buratto
Lev Semionovitch Vygotsky nasceu em 17 de novembro de 1896, em Osha, Bielo-Rússia, e morreu em 11 de junho de 1934, em Moscou. Estudou Direito e Literatura na Universidade de Moscou, dedicando a este último atividades de ensino. Sua formação compreendeu também desde a Filosofia, a História até a Medicina. Trabalhou no Instituto de Psicologia de Moscou e fundou o Instituto das Deficiências na mesma cidade.
Vygotsky e sua Psicologia Histórico Cultural têm origem em um contexto histórico marcado por crises que culminaram em momentos com repercussões no mundo inteiro. A Rússia, na primeira década do século XX, se encontrava no início de seu processo de industrialização sustentada ainda pela agricultura. Entretanto, a nova classe operária veio somar-se à camponesa na péssimas condições de vida a que eram submetidas pelo regime monárquico de Nicolau II. Ocorreram inúmeras manifestações de movimentos populares, estes organizados pelos soviets, todas severamente reprimidas pelo governo, desde greves até o Domingo Sangrento, em 1905, quando cerca de um milhão de pessoas foram mortas pelas tropas imperiais. A situação de insatisfação popular, agravada pela derrota russa na Guerra Russo-Japonesa, a insuficiência das propostas “democráticas” do czar, e a entrada na I Guerra Mundial foi o pano de fundo para que o czar abdicasse e, posteriormente, a Revolução Russa, socialista, estabelecesse o comunismo, liderado pelos bolcheviques, na Rússia.
Os anos 20, na Europa, vieram embalados em uma nova onda de paz pós-Guerra que não demorou mostrou-se efêmera, com o avanço dos regimes conservadores e nacionalistas e sucessivas crises econômicas que abalaram esses países. Na Rússia, Stalin assume o posto de Lênin e endurece o regime comunista. Entretanto, nas Artes, a Europa é palco de profundas inovações: a livre expressão toma forma em diferentes movimentos, nas letras, nas artes