Vxbfdsb

1376 palavras 6 páginas
ERGONOMIA

Ergonomia exerce um papel importante no projeto de novos ambientes, bem como nas soluções corretivas em máquinas e equipamentos, favorecendo medidas de prevenção que facilitam procedimentos de trabalho mais seguros. A partir de análises de conceitos ergonômicos observa-se o processo de trabalho, a exposição aos riscos funcionais, o ruído, a iluminação, a temperatura ambiente e a ventilação a que estão sujeitos os trabalhadores em sua atividade. Então procura-se estudar a adaptação do trabalho a homem. O objetivo do estudo da atividade do trabalhador é conhecer as funções que este mobiliza e compreender as modalidades de utilização destas funções.
A análise ergonômica do trabalho permite identificar, por intermédio da observação do contexto real de trabalho, quais são as variáveis que o operador busca para compreender os problemas aos quais ele é confrontado e, desta forma, associar os processos cognitivos que ele mobiliza na execução do seu trabalho. Estes dados são fundamentais para a melhoria do dispositivo técnico, da organização e da formação.

2. ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO

Neste caso a Ergonomia tem cinco casos de aplicação no trabalho
Ergonomia na organização do trabalho pesado Trata-se da implantação do planejamento em atividade fisicamente pesadas do trabalho, sendo atividade de auto dispêndio energético, no sentido de que não sejam fatigante decorrente da atividade física pesada, também estuda trabalho em ambiente de altas temperaturas, devido a enorme freqüência com que trabalho pesado é aplicado pelas condições adversas de temperatura do ambiente. Biomecânica aplicada ao trabalho: Estudo dos movimentos humanos sob a luz da mecânica: esta é área de maior aplicação ergonômica; nesta área estudamos a coluna vertebral humana e a prevenção das lombalgias; estudamos as posturas no trabalho e a prevenção da fadiga e outras complicações; estudamos a mecânica dos membros superiores, estudamos o que acontece com ser humano

Relacionados