Vulnerabilidade de Pessoas
*Instrumento
Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no trabalho (Aprovado pelo
CRP). A escala de Vulnerabilidade ao Estresse no trabalho, autor Sisto e colaboradores, têm o objetivo de avaliar a vulnerabilidade dos trabalhadores quanto á presença de fatores estressores no ambiente de trabalho.
A escala avalia o quanto as vivências cotidianas no ambiente de trabalho influenciam o comportamento das pessoas, tornando-as vulneráveis e identifica através de três variáveis: a)o clima e funcionamento organizacional;
b)pressão no trabalho; c)e infra-estrutura e rotina, quais podem gerar o estresse
*CONCLUSÃO
Foram encontradas respostas significativas a respeito dos fatores que geram vulnerabilidade ao desenvolvimento do estresse no trabalho, sendo possível visualizar que os funcionários submetidos à escala apresentaram maior vulnerabilidade no fator “Infra-estrutura e rotina” que totalizou aproximadamente 50% da população pesquisada. Fato que pode ser entendido em função da existência dealguns equipamentos e mobílias quebrados que não tem recebido os reparos necessários. Outro ponto que nos chamou atenção foi a variável “clima e funcionamento organizacional” que 30% dos funcionários apontaram insatisfação principalmente no que tange o relacionamento com superiores.
Quanto à presença de estresse, a pesquisa apontou que 48% dos funcionários apresentam vulnerabilidade alta para o surgimento do estresse, o que indica propensão a presença da doença em grande parte dos funcionários submetidos ao teste.
O ambiente contribui para que o trabalhador sofra desgastes de ordem física e emocional, sendo importante para manter a saúde operar algumas
modificações