vulcões
Manuela Bispo
Paula Guindeira
Cristina Antunes | Manuela
Revisão científica: Rui Marques
CIÊNCIAS NATURAIS
Bispo | Paula Guindeira
Moura (FCUP) | Mário Sousa
| 7.º ANO | 3.º CICLO DO
(ICBAS-UP)
ENSINO BÁSICO
7
Descobrir a Terra 7.º Ano
a
LIVRO DO PROFESSOR
©AREAL EDITORES
Descobrir
A TERRA
Documento de ampliação
Escola:
Nome:
Turma:
A
N.º:
Data:
Tempo previsto de realização: 45 minutos
Erupções históricas Apesar dos avanços da Ciência e da Tecnologia, ainda não é possível prever com precisão a ocorrência de erupções vulcânicas. Ao longo dos tempos, foram várias as erupções que provocaram grande destruição e nem sempre as populações tiveram tempo de escapar.
Planalto do Decão, Índia Há cerca de 63 a 67 milhões de anos, uma série de erupções vulcânicas estiveram na origem de espessos derrames sucessivos de lavas, formando os célebres
Trapps do Decão, na Índia, que cobrem uma área de cerca de 700 000 km2. O momento das erupções coincide mais ou menos com o desaparecimento dos dinossauros, a extinção em massa do período Cretácico-Terciário.
Planalto do Decão
Vesúvio, Itália
24 de agosto de 79 d.C. foi o dia fatídico em que as cidades de Pompeia e Herculano desapareceram do mapa numa súbita e furiosa atividade do monte Vesúvio, há muito adormecido. Rios de lama quente, nuvens de gases sufocantes e chuvas de cinzas desceram sobre as duas cidades, enterrando todos os edifícios e causando cerca de 20 000 mortes.
As duas cidades mantiveram-se relativamente em paz durante 1600 anos, escondidas por baixo de camadas de matérias vulcânicas com 4 a 7 metros, até serem finalmente descobertas.
Nas ruínas de Pompeia pode ainda ver-se os corpos
“petrificados” dos habitantes.
1
Vesúvio
Cristina Antunes
Manuela Bispo
Paula Guindeira
Documento de ampliação
Descobrir a Terra 7.º Ano
a
O vulcão Laki durante a erupção, que ocorreu em
1783, expeliu