Vulcão
Vulcão Monte Cleveland
VULCÃO: é uma estrutura geológica elevada e cônica, criada quando o MAGMA, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre.
Eles lançam alta quantidade de cinza, gases e aerossóis na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São freqüentemente considerados causadores de poluição natural. A erupção de um vulcão é considerada um grave desastre natural, por vezes de conseqüências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, são imprevisíveis e causam danos indiscriminados.Etimologia: a palavra deriva de Vulcano, deus do fogo na mitologia romana.
Classificação
Uma das formas de classificação dos vulcões é através do tipo de material ejetado, o que afeta a forma do vulcão. Se o magma ejetado contém uma elevada percentagem em sílica, a lava é chamada de félsica ou "ácida" e é muito viscosa, não se esparramando. Os vulcões com este tipo de lava têm tendência a explodir devido ao fato da lava facilmente obstruir a chaminé vulcânica. O
Monte Pelé na Martinica é um exemplo de um vulcão deste tipo.
Estrato-vulcão
Vemos a seção de um estrato vulcão:1-vulcão inativo; 2-Fumarola; 3-Chaminé secundária;
4-Conduto vulcânico; 5-Cratera; 6-Nuvem de cinzas; 7-Bomba; 8-Cone; 9-Camada de cinza;
10-Camada de lava solidificada; 11-Corrida de lava; 12-Câmara magmática.
Vulcões submarinos
São bastante comuns em certos fundos oceânicos, principalmente na Dorsal Meso-Atlântica. São responsáveis pela formação de novo fundo oceânico em diversas zonas do globo. Um exemplo deste tipo de vulcão é o vulcão da Serreta no Arquipélago dos Açores.
Tipos de erupções
-Erupções freáticas (vapor)
- Erupções explosivas de lava rica em sílica (e.g. riolito)
- Erupções efusivas de lava pobre em sílica (e.g. Basalto)
- Escoadas piroclásticas
- Emissões de dióxido de carbono
Ativos, dormentes ou extintos?
Não existe um consenso entre os vulcanologistas para