Vulcão
Este relatório tem por objetivo explicar os procedimentos e conclusões em relação ao experimento “vulcão de dicromato de amônio”, realizado na feira de ciências e tecnologia do Sesi 344, bem como retratar explicações e causas dos resultados. Vale ressaltar que outros experimentos foram realizados, como por exemplo;
- Canhão de Gauss
-Vortex (Canhão de ar)
-Eletroímã
-Ferro Fluido
-Foguete (a partir da queima do álcool)
-Espuma de elefante
-Pulmão Fumante
A solicitante de tal relatório permitiu a apresentação de somente um experimento, a pesar dos outros realizados. Por conta do êxito deste e de sua repercussão, o grupo escolheu o experimento “vulcão de dicromato de amônio”.
Materiais
Para realizar o experimento foram usados os seguintes materiais;
-Argila
-Garrafa pet (600 ml)
-Papel
-Tintas Guache
-Dicromato de Amônio
-Álcool Absoluto
-Caixa de Fosforo
-Corante alimentício.
Procedimento
Na montagem do vulcão, uma garrafa pet foi usada com a função de facilitar a moldagem deste. Após isso, a garrafa foi inteiramente recoberta com papel amassado, seguido de argila. O uso do primeiro (papel) se deu para polpar o gasto de argila, além de agilizar o processo de secagem completa desta. Após a moldagem feita a mão do vulcão, alguns sugos foram feitos para caracterizar de forma plena a erupção, representando as lavas a escorrerem do topo. Estas, assim como o vulcão, foram tingidas com tintas guaches e corantes alimentícios, para deixar mais real a representação. Ao termino da estrutura física, o dicromato de amônio foi colocado no topo do vulcão, o qual de encontrava uma “cova”, na qual o produto químico seria posto.