Vulcão químico
Vulcão Químico
Experiência
Material:
Dicromato de amônia, aparas de fita de magnésio, bico de Bunsen, fósforo e pinça.
Descrição:
Espalhe na bancada o dicromato de amônia formando um morro, faça um furo no meio, acenda o bico de Bunsen com o fósforo, pegue com a pinça uma apara de fita de magnésio e direcione sobre o fogo até que ela queime e em seguida jogue no furo que fez no dicromato.
Explicação:
O dicromato de amónio transforma-se em óxido de crómio (III) (substância sólida de cor verde escura).
Simultaneamente, formam-se azoto e vapor de água que projetam os flocos do óxido de crómio
A reação é traduzida pela seguinte equação química: (NH4)2Cr2O7 (s) Cr2O3 (s) + N2 (g) + 4 H2O (g) + ENERGIA O óxido de crómio é responsável pela cor verde do resíduo sólido.
Questionário: 1. Classifique as reações químicas ocorridas no experimento.
Reação de síntese e reação de decomposição. 2. O que é uma pirólise? Pirólise e Combustão representam o mesmo processo? Explique.
Pirólise é uma reação de decomposição provocada pelo calor (altas temperaturas),em ambiente que tem pouco ou nenhum oxigênio. Elas não representam o mesmo processo, pois na pirólise ela absorve calor, e não há a necessidade do oxigênio, já na combustão através dos reagentes ela libera calor, e geralmente tem que haver a presença do oxigênio. 3. O que são materiais pirofóricos?
Diz-se que são pirofóricos alguns materiais como o sódio, que podem sofrer um tipo de explosão espontânea, e potencialmente muito violenta, quando expostos ao oxigênio, água ou umidade do ar. Materiais pirofóricos têm uma temperatura de autoignição inferior à temperatura ambiente, e muitas vezes basta o contato com o ar ou a água para provocar uma combustão espontânea. O Níquel Raney é pirofórico em consequência do tamanho muito fino de suas partículas. 4. Verifique se as reações químicas observadas no experimento também são reações de óxido-redução.
Em