Vpn e telefonia
1. TEMA
1.2 PROBLEMATIZAÇÃO
1.3 DELIMITAÇÃO DO TEMA
1.4 SOLUÇÃO PROPOSTA
1.5 METODOLOGIA APLICADA
1.6 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
2 TRANSMISSÃO EM AMBIENTE DE REDES DE DADOS
Neste capítulo se enseja destacar que não está sendo iniciada uma pesquisa de “marco zero”. Mas, prosseguindo, ou ainda, ressaltando o pensamento de alguns autores reconhecidos, alinhados à pesquisa aqui proposta. Para tal, serão apresentados alguns tópicos que corroboram com o objetivo desta pesquisa. Pretende-se então, inicialmente ratificar alguns conceitos sobre redes e transmissão de dados, seguido de uma abordagem de redes virtuais e concluir com transmissão da voz neste ambiente.
2.1 REDES DE DADOS
Pode-se definir uma rede de dados como a interligação de no mínimo dois computadores, ou mais, utilizando um meio que permita comunicação entre os mesmos com o objetivo de compartilhar informações. As redes de dados ou também denominada rede de computadores são compostas por estruturas físicas, ou topologias (equipamentos, cabos, etc) e lógicas (programas, protocolos), que permitem que dois ou mais equipamentos possam trocar dados e compartilhar recursos entre si. É importante também conseguir realizar a caracterização da rede verificando os seguintes ítens: (i) Topologias utilizadas; (ii) Estrutura física ou tamanho da rede; (iii) Desempenho de acordo com os equipamentos e meios físicos utilizados, para conectividade entre os equipamentos.
Pode-se afirmar que uma rede de computadores existe a partir do momento em que dois equipamentos de computação passam a se comunicar, utilizando um meio de transmissão de dados. Os meios mais comuns para a transmissão de dados podem ser divididos em guiados: (i) cabo coaxial; (ii) cabos metálicos de pares trançado; e, (iii) cabos ópticos; e não guiados: (i) enlace de rádio freqüência e/ou microondas; (ii) enlace ópticos (Bluetooth e infravremelho) e, (ii) enlace por satélites. Existem várias formas de