VPN, VLAN, etc
Introdução
Normas – wi-fi – protocolos (wap.wep,wap2)
Este trabalho é realizado no âmbito do Curso Técnico de Informática de gestão, pelos alunos Henrique Batista Lemos Martins Luís nº 1708 da turma I12, Rui Soares nº1718 da turma I12 para a disciplina de AISE (Aplicações Informáticas de Sistemas de Informação) lecionada pelo professor Mário Viana.
Os objetivos do trabalho são:
Descrever os protocolos de segurança da rede Wi-fi;;
Enumerar os protocolos de segurança da rede Wi-fi;
Explicar os protocolos de segurança da rede Wi-fi;
Os alunos escolheram este tema uma vez que era um dos temas que nos desperto interesse em realizar. Este trabalho consiste em dois documentos, um em word e outro em power point para podermos fazer uma apresentação aos restantes alunos.
Em relação ao trabalho, os alunos encontra-se bastante motivados uma vez que é um grande desafio.
1. VLAN É um Grupo de PCs, Servidores e outros recursos de redes que estão localizados em qualquer parte da rede, mas comunicam-se como se estivessem conectado a um mesmo segmento de rede.
A vlan usa a camada 3 do modelo osi 1Onde está envolvida.
O protocolo predominante atualmente é o IEEE 802.1Q. Antes da introdução do 802.1q, o protocolo ISL da Cisco, uma variante do IEEE 802.10, foi um dos vários protocolos proprietários. O ISL é desaprovado em favor do 802.1q.
(aparelhos,tecnologias)
Constituição de um vlan:
Organização – Diferentes departamentos/serviços podem ter a sua própria VLAN. De referir que a mesma VLAN pode ser configurada ao longo de vários switchs, permitindo assim que utilizadores do mesmo departamento/serviço estejam em locais físicos distintos (ex. Utilizador A – Polo 1, utilizador B – Polo2) da mesma instituição;
Segurança – Pelas questões que já foram referidas acima, ou por exemplo para que os utilizadores de uma rede não tenham acesso a determinados servidores;
Segmentação – Permite dividir a rede física, em redes lógicas mais pequenas e