VPL E TIR
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: As Diferenças entre a Capitalização Simples e Composta.
Aluno: Amelia de Freitas Simião
Disciplina: Matematica Financeira Online
Turma: 339
Introdução
O presente trabalho vem fazer uma apresentação de como a matemática financeira pode estar nos auxiliando nas escolhas em nosso ambiente de trabalho. A partir da abordagem desse trabalho podemos analisar criticamente e identificar qual o melhor investimento a ser feito através dos indicadores VLP (Valor Liquido Presente) e TIR (Taxa Interna de Retorno), principalmente em se tratando dos que requer um investimento financeiro alto por parte da organização.
Justificativa
O objetivo deste trabalho é apresentar um breve resumo dos conceitos, fórmulas, vantagens e desvantagens da utilização desses indicadores na analise e seleção dos projetos de investimentos, bem como suas respectivas vantagens e desvantagens.
Desenvolvimento
Valor Presente Líquido (VPL)
O método do valor presente líquido (VPL) é amplamente utilizado para análise e avaliação de projetos de investimento. Seu objetivo consiste em determinar o valor do projeto no instante inicial do fluxo de caixa, dados a taxa de juro (i), o período de tempo (contínuo ou não), as despesas e as receitas futuras.
Vale ressaltar que a taxa de juro considerada é uma taxa mínima de retorno esperada. Ao se deparar com a possibilidade de um investimento, o agente de mercado possui outras opções que lhe garantem uma taxa de retorno (aplicações no mercado financeiro, por exemplo).
Dessa forma, o investimento será viável se a taxa de retorno obtida no projeto for igual ou maior à taxa de retorno dessas aplicações. Ou seja, o retorno esperado pelo investimento deverá ser maior que o seu custo de oportunidade (neste caso, seria o retorno obtido nas outras aplicações livres de risco), o que, assim, viabilizaria o projeto.
Para obter o VPL, deduzimos o valor do fluxo