VPL & Tir
Introdução
Este trabalho tem por objetivo (ou visa) apresentar o conceito da metodologia 5S, sua origem, conceitos básicos e etapas de implantação, bem como apresentar, bem como apresentar a importância desta poderosa ferramenta para as empresas.
Conceito (ou O que é 5S?)
A metodologia 5S surgiu no Japão no início dos anos 50, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, e na reorganização de suas indústrias, melhorando a produção devido à alta competitividade do pós-guerra.
Atualmente, esta metodologia tem sido desenvolvida de forma eficaz e participativa nas empresas através de fundamentos de fácil compreensão tais como: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis.
Sua capacidade de apresentar resultados expressivos em curto espaço de tempo vem responder àqueles que se perguntam: “por que cada vez mais empresas investem na aplicação dos 5S?” A resposta é simples: porque é uma ferramenta baseada em ideias simples e que podem trazer grandes benefícios para as empresas.
Princípios da Metodologia 5S
O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa.
São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.
Vejamos separadamente os conceitos de cada um dos 5S:
01) SEIRI – Senso de Utilização
Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc. com equilíbrio e bom senso. Onde é realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Os resultados da aplicação do Senso de Utilização são imediatamente evidenciados.
Ganho de espaço;