Vou criar o canal “Elogie Aqui!”
Recentemente passei a supervisionar a área de Redes Sociais da empresa onde trabalho, e fui surpreendida com algo que eu mesma faço muito (ou melhor,fazia) – as Reclamações!
Sites como o Reclame Aqui! Canais de interação como o Twitter, Facebook e os e-mails de Fale Conosco, são bombardeados diariamente por reclamações e mais reclamações da sua empresa.
Sem dó, nem piedade, os clientes simplesmente declamam reclamações, “gritam” sua indignação, perdem o juízo para serem atendidos (da maneira que eles acham melhor) e muitas, mas muitas vezes são mal educados e chantagistas.
Sinceramente, não gosto de ler tanta baboseira que algumas pessoas andam escrevendo para as empresas por aí, só porque agora o cliente tem voz, através de um blog, de um site, de uma conta no face e outra no twitter, eles pensam que podem tudo e que as coisas agora devem ser do seu jeito! #mimados – é isso que os nossos clientes estão se tornando. E eu me incluía nesse grupo até pouco tempo (até enfrentar o outro lado da história).
Tenho aprendido muita coisa sobre a vida e sobre o trabalho e amadurecido muitas ideias nos últimos…3 anos… e aprendi coisas que gostaria de compartilhar:
1. Não generalize as coisas! Não é porque a empresa deu mancada uma vez com você, que isso vai acontecer sempre, então, não há necessidade de dizer “Nunca mais vou usar seu serviço” ou “Seu produto não presta”, não é verdade, você já usou outras vezes e gostou, ou quem sabe outras pessoas que você conhece gostaram e tiveram boas experiências, ou ainda, você pode um dia, mais para frente, precisar do produto ou serviço dessa marca ou empresa outra vez!
2. Seja educado. Eu lhe pergunto: quando alguém chega em você gritando,