Voto de Cabresto
O voto de cabresto foi a época em que os ricos compravam os votos da população de seus criados por meio de autoridade financeira e chantagem psicológica ou eles fraudavam as eleições pois para votar só era preciso um papel escrito seu nome e em quem iria votar, e esse papel você levava de casa.
Como era tudo planejado pra certa pessoa ganhar eles iam e não era mais fácil manipular o povo, pois a maioria era analfabetos e já ganhavam o papel escrito e depositava na urna o q fazia a eleição algo muito fácil de ganhar, isso foi “acabar” muito tempo depois, porem não acabou só disfarçou, a diferença é que hoje em dia ninguém pode saber.
Política dos governadores
Era uma troca de favores entre os principais eleitores e candidatos criada por Campos Sales e o esquema funcionava assim: presidente apoiava os governadores estaduais e seus aliados e em troca eles garantiam a eleição para o congresso dos candidatos oficiais. Isso garantia a continuidade das grandes famílias (ricas e poderosas) no poder.
Nessa política como todas as outras antigas era para os ricos, pois os pobres não tinham nem o que falar pois não ia mudar nada, era literalmente quanto mais dinheiro mais poder.
Política do café com leite Foi à política que as oligarquias de SP e MG resolveram assinar um contrato em que só os políticos mineiros ou paulistas subiriam no pode então toda eleição você teria um representante paulista ou mineiro.
Fizeram isso para que quanto Minas Gerais como São Paulo ganhassem com seus produto, SP com o café e MG com o leite, por isso que recebeu esse nome de política do café com leite.
Analise atual
Atualmente as corrupções não são tão na cara assim eles tentam esconder pois é contra lei, mais claro que existe compra de voto, talvez até manipulação de resultados, porem como dizemos é tudo debaixo dos panos para ninguém ver, os presidentes tentam fazer leis contra corrupções mais ate hoje não vimos um se quer