Volvo
Uma fábrica automotiva instalada em Gotemburgo na Suécia em 1927, resultante da ideia de dois amigos de infância O Engenheiro Gustaf Larson O Economista Assar Gabrielsson
Surgimento da marca Volvo
Em 1927, o primeiro carro Volvo fabricados em série, o Volvo ÖV4, saiu da linha de produção na ilha de Hisingen, Göteborg. Desde então, a Volvo desenvolveu a partir de uma pequena indústria local para um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões pesados , ônibus e equipamentos de construção.
Surgimento da marca Volvo
Assar Gabrielson, perdeu a esposa num acidente. Após horas de bate papo, ambos tiveram a ideia de projetar um carro genuinamente sueco e que fosse extremamente seguro e adequado as severas condições climáticas do país, onde surgiu o
Volvo ÖV4
Que saiu da fábrica em 14 de abril de 1927
Surgimento da marca Volvo
Volvo ÖV4
Surgimento do Volvismo
Nas décadas de 1960 e 1970, a Volvo teve dificuldades em contratar mão de obra devido ao baixo desemprego na Suécia e ao excesso de qualificação da mão de obra.
Os jovens recusam os empregos monótonos Aumentam os conflitos laborais na Suécia Crescimento constante das greves
Surgimento do Volvismo
Em 1971, assume o novo Chefe Executivo (CEO) da Volvo, Pehr Gustaf Gyllenhammar, que aposta na concepção socio técnica para resolver os problemas de trabalho.
Desse modo, a Volvo constrói novas fábricas, seguindo tal concepção em Kalmar, em 1974, e em Uddevalla, em 1989, e adapta os processos produtivos em Torslanda, em 1980.
Surgimento do Volvismo
Características da concepção SÓCIO TÉCNICA
Linha de montagem tradicional substituída por módulos de montagem paralelos Equipes de 6 a 8 operários montam um veículo completo Os ciclos de trabalho alongam-se de 2 a 4 horas O fornecimento das peças é integrado na montagem As equipes têm autonomia para distribuir as tarefas e decidir o ritmo de trabalho.
Surgimento do Volvismo
Os