Volumetria
Na química analítica são usados vários tipos de aparelhos para a medida acurada de volumes líquidos. Ordinariamente, tais aparelhos são feitos de vidro. Os materiais usados para medir volumes devem ser calibrados para conter ou livrar os volumes requeridos. A temperatura influencia no volume medido.
Os aparelhos usados, na analise quantitativa para a medida de volumes compreendem as provetas, as pipetas, as buretas e os balões volumétricos. Para faze as medições nos aparelhos, é preciso deixa-los na altura dos olhos e verificar o menisco (a parte inferior da curvatura do liquido dentro do aparelho) na calibração do aparelho. A linha de visão do observador deve estar em ângulo reto com o aparelho. Caso esteja acima ou abaixo ocorrera erro de paralaxe. Se estiver acima terá uma medida de volume menor, e se estiver abaixo terá medida de volume maior.
Existem basicamente dois tipos de pipetas as volumétricas e as graduadas.
As primeiras, também conhecidas como pipetas de transferência , são tubos expandidos cilindricamente na parte central, possuem extremidade inferior estreita e têm marca de calibração do seu volume na parte superior, acima do bulbo.São utilizados para transferir somente volume de calibração.
As segundas são tubos cilíndricos com uma escala numerada de alto para baixo, ate sua capacidade máxima.Pode ser também usada para transferir frações de seu volume total com uma precisão menor.
As pipetas, tanto as volumétricas quanto as graduadas, dividem-se se pipetas de sopro ou não.As se sopro são identificadas com dois traços em sua parte superior.
Nas pipetas de sopro é necessário soprar ao terminar de escorrer liquido para completar o volume medido:enquanto que outro tipo é necessário aguardar em tempo para terminar de escorrer o liquido , aproximadamente 15 segundos.
Dependendo do liquido, a pipetagem pode ser feita com a boca pêra de três vias ou equipamento.
As provetas se prestam apenas para medidas aproximadamente