Volumetria de oxireduçao
Determinação de ácido ascórbico (vitamina C) por iodometria em comprimidos de vitamina C
INTRODUÇÃO A vitamina C ou ácido ascórbico é facilmente oxidado ao ácido dehidroascórbico: O O
CH2OHCHOH(CH((OH) C=C(OH)(C=O(CH2OHCHOH(CH(CO(CO(C=O + 2H+ + 2e-
O iodo é um oxidante de poder moderado de tal modo que oxida o ácido ascórbico somente até ácido dehidroascórbico. A reação básica envolvida na titulação é:
I2 + C4H6O4(OH)C==COH ( 2I- + 2H+ + C4H6O4C(==O)–C==O A vitamina C é rapidamente oxidada pelo próprio oxigênio dissolvido na solução. Assim as amostras devem ser analisadas o mais rápido possivel depois de dissolvidas. O frasco de titulação deve ser fechado com papel de aluminio durante a titulação para evitar absorção de oxigênio adicional do ar. A pequena oxidação causada pelo oxigênio já dissolvido na solução não é significativo, mas a agitação contínua em um erlenmeyer aberto pode absorver uma quantidade suficiente de oxigênio para causar erro de tal modo que oxida o ácido.
Procedimento Experimental
1. Pesar um comprimido de vitamina C e anotar a sua massa.
2. Triturar o comprimido e pesar uma massa em torno de 0,04 g do comprimido e transferir para o erlenmeyer. Adicionar 10 mL de água destilada para a sua dissolução. 3. Em seguida, adicionar 5 mL de solução de amido 1% m/v e cobrir a “boca” do erlenmeyer com papel alumínio, tendo uma pequena abertura para inserir a ponta da bureta.
4. Titular rapidamente até o aparecimento da cor azul escura empregando como titulante uma solução de iodo 0,015