Volumes
CÁLCULO DA DENSIDADE
TURMA8/ALUNOS: José Augusto N. dos Santos, Larissa A. Fernandes, Miuki O. Takadori.
CAMPO GRANDE-MS, 20 de maio de 2013.
INTRODUÇÃO
Este experimento possui o objetivo de calcular a densidade (o conceito está adiante) de um objeto analisado em laboratório. Será abordado desvio médio, desvio padrão, desvio padrão médio e o volume da figura geométrica analisada.
OBJETIVOS
Conceituar densidade e volume, encontrar volume da figura geométrica, responder à seguinte pergunta: “qual material possui tal densidade?”. Ou ainda, “De qual material esse objeto é feito?”;
Analisar resultados experimentais e calcular o volume do cilindro fornecido em sala de laboratório.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
DENSIDADE: Sabe-se que a densidade é uma propriedade específica de um material que auxilia na identificação de uma substância. Matematicamente, temos a seguinte expressão usada para encontrar a densidade: densidade = massa / volume, resultando em: d = m / v. De acordo com o Sistema Internacional de Medidas, temos que a densidade possui a unidade quilograma por metro cúbico.
De acordo com a expressão matemática observamos que a densidade é inversamente proporcional ao volume.
VOLUME:
O conceito de volume permite referir-se à grandeza de algo. Por isso, refere-se à magnitude física que expressa à extensão de um corpo em três dimensões. No S.I, a sua unidade é o metro cúbico (m³).
MATERIAIS UTILIZADOS:
Peso;
Paquímetro;
Balança;
TRATAMENTO DE DADOS:
Nesta parte do relatório nós analisamos cinco medidas, calculamos o desvio padrão, desvio padrão médio, valor médio, desvio médio e calculamos a densidade do objeto para concluirmos de qual material ele é feito.
FIGURA DO OBJETO “PESO” (em duas dimensões):
MEDIDAS TABELADAS:
MEDIDAS
La (mm) di(a) 1
10,00
0,02
2
10,00
0,02
3
10,00
0,02
4
9,90
0,08
5
10,00
0,02
Σ = 49,90
Σdi² = 0,0084