Voltametria cíclica
VOLTAMETRIA CÍCLICA
Prof. Dr.: Giuseppe A. Câmara
Alunos: Corah Medeiros Diogo H. Wordell Gabriela Aléssio Nathália M. Oyama
Prof. Dr.: Giuseppe A. Câmara
Alunos: Corah Medeiros Diogo H. Wordell Gabriela Aléssio Nathália M. Oyama
Campo Grande
2012
I. OBJETIVOS
Realizar experimentos de voltametria cíclica e a partir destes calcular a área superficial de eletrodos de Pt e Au. Estabelecer correlações entre as correntes geradas a partir de processos faradaicos e a velocidade de varredura de um voltamograma cíclico.
II. INTRODUÇÃO
A voltametria cíclica é uma técnica eletroanalítica utilizada quando se deseja estudar as reações químicas na superfície de um eletrodo. Com esta técnica é possível monitorar o comportamento redox das espécies em uma ampla faixa de potencial e obter informações sobre a reversibilidade do sistema. É muito eficiente para conhecer a eletroatividade de compostos, especialmente moléculas orgânicas.
O método consiste na imposição de um potencial linear, como função do tempo, ao eletrodo de trabalho, como pode ser observado na Figura 1:
Figura 1. Perturbação imposta entre os eletrodos de trabalho e de referência.
Figura 1. Perturbação imposta entre os eletrodos de trabalho e de referência.
O equipamento utilizado para aplicar esta perturbação é um potenciostato. É ele quem controla os parâmetros para a realização da técnica, como, controlar a voltagem entre o eletrodo de trabalho e o contra-eletrodo, ajustando a magnitude da voltagem entre estes eletrodos de forma a manter a ddp entre os eletrodos de trabalho e referência segundo uma programação prévia no software do equipamento.
Figura 2. Célula eletroquímica de três eletrodos utilizada para a aplicação da técnica, onde RE é o eletrodo de referência, CE o contra-eletrodo e WE o eletrodo de trabalho.
Figura 2. Célula eletroquímica de três eletrodos utilizada para a aplicação da técnica, onde RE é o eletrodo de