Volição
SIMONI DOS SANTOS CONSONI UGGIONI
VOLIÇÃO
CRICIÚMA
2014
SIMONI DOS SANTOS CONSONI UGGIONI
VOLIÇÃO
Artigo apresentado ao Curso de Psicologiada Escola Superior de Criciúma como requisito parcial para aprovação na disciplina de Processos Psicológicos Básicos.
Professora: Sandra Regina de Barros de Souza.
CRICIÚMA
2014
VOLIÇÃO
Simoni dos Santos Consoni Uggioni1
RESUMO
Volição é o processo da sua ação em realizar atividades voluntarias no qual seria o “seu querer”, a “sua decisão”. Entretanto alguns autores como: Gary Kielhofener, HeikeBruch, SumantraGhoshal discutem sobre a força de vontade e motivação que pelas teorias de NarziasAch e Kurt Lewin são a mesma coisa, no entanto você poderá ver a afirmação de Arch sobre a diferença entre motivação e volição. No qual podemos dividir em duas ações: Volição Imanente e Volição Predominante, ou seja, o ato como se determina sua escolha. Segundo Gomes (2005) nos estudos científicos a volição esta localizada no córtex cingulado anterior, no que ajuda a informar com base nas recompensas que a trazem no momento da escolha as vantagens e desvantagens. Para Gomes (2005) isso se torna algo consciente, com isso podendo gerar algumas doenças como: depressão, psicóticos, oligofrênicos e maníacos. Interferindo em suas principais funções psicológicas.
Palavras-chave:Volição. Volição na Psiquiatria. Localização da Volição.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. VOLIÇÃO 04
2.1 A LOCALIZAÇÃO DA VOLIÇÃO EM NOSSO CÉREBRO 05
2.2 DOENÇAS DA VOLIÇÃO NA PSIQUIATRIA 05
3. CONCLUSÃO 07
REFERÊNCIAS 08
1. INTRODUÇÃO
Em todas as fases de nossas vidas, tomamos decisões, sejam elas favoráveis ou não favoráveis, logo ao ato de “decidirmos por algo”, estamos nesse momento, usando a nossa “Força de Vontade”, ou seja, estamos usando a nossa “Volição”.
A Volição por alguns