Voley
História
O criador do esporte foi o americano William George Morgan, membro da ACM, que em 1895 pensou em fazer um jogo com o qual além de jovens pessoas mais velhas pudessem se divertir, mas que o contato físico fosse o mínimo possível para evitar lesões. A primeira bola utilizada para o jogo foi a câmara de ar de uma bola de basquete. Após fazer uma conferência com professores da ACM um deles chamou a atenção de Morgan para a curvatura que a bola fazia ao ser lançada por cima da rede sem tocar o chão e sugeriu que o nome do esporte fosse trocado por Volleyball, antes chamado de Mintonette.
Regras
Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada.
As equipes são divididas por uma rede que fica no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar.Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário.
O jogador pode encostar na rede (desde que não interfira no andamento do jogo), exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto será para o outro time. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, exceção no caso do toque de Bloqueio.
Fundamentos básicos
Um time que deseja competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente sob a rubrica "fundamentos". Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que