Voleibol
O voleibol como fator social é capaz de promover, naquele que o pratica, uma certa consciência crítica, enquanto instrumento educacional, saúde e lazer, gerando e preparando o cidadão para o futuro. A sua potencialidade como ferramenta de inclusão social melhora a coesão e favorece a convivência intergrupos, portanto, pode preencher outras carências do homem, diminuindo inclusive a violência e a desordem social. E sob a perspectiva do lazer é necessário que haja um aumento em sua oferta tentando assegurar o bem estar social, além disso podemos destacar também que o voleibol, possui alguns princípios fundamentais do esporte, tais como: respeito aos oponentes, trabalhos em equipe, jogo limpo, cooperação e ainda outros convergem com vários princípios. O esporte não é um luxo ou uma forma de entretenimento, o acesso a ele é um direito humano essencial para que as pessoas de qualquer idade possam ter uma vida sadia e social.
2 Analisando que o professor de Educação Física deverá ter sensibilidade para atender todo o tipo de clientela e saber que nem todos se tornarão campeões, que idéias construir sobre: “o prazer de praticar o Voleibol”?
Os professores de educação física deverão estar aptos a saber que nem todos seus alunos desenvolveram as técnicas corretas para a pratica do voleibol, sabendo disso há de se ter uma certa atenção com alguns em especial, mas sem deixar um ou outro de lado. O importante não é formar campeões e sim a interatividade e o lúdico do voleibol com qualquer criança seja ela alta, baixa, o importante é fazer com que os alunos gostem das aulas através de aulas praticas bem administradas pelo professor com a participação de todos, sem deixar um ou outro de lado. A seguir apresentaremos algumas idéias para facilitar não só o entendimento do voleibol para os alunos mais também o prazer na pratica deste:
Promover uma sistematização dos