voleibol
INTRODUÇÃO
Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros hominídeos, há aproximadamente 4,4 milhões de anos, e o surgimento da escrita, por volta de 4000 a.C. Como os estudos desse tema estão em constante revisão, surgem a cada nova descoberta datações mais remotas. Em meados de 2002, um grupo de paleontólogos da França e do Chade divulgou a descoberta de um fóssil que teria pertencido ao primeiro antepassado humano já conhecido – o Sahelanthropus tchadensis ou homem de Toumai –, ao qual se atribui entre 6 milhões e 7 milhões de anos. Esse fóssil foi encontrado no Chade, na África Central, e pode revolucionar o que se sabe até agora sobre a evolução da espécie humana.
Ao longo do primeiro período da Pré-História, o Paleolítico, a espécie evoluiu, cresceu fisicamente, ampliou sua capacidade intelectual e desenvolveu a linguagem oral. No segundo período, o Neolítico, o homem organizou-se em tribos, nas quais prevalecia a propriedade coletiva dos meios de produção – mais tarde substituída pela propriedade privada.
O homem paleolítico sobrevivia da caça, da pesca e da coleta de vegetais. Deslocava-se em função dos recursos alimentares disponíveis. Inventou ferramentas simples e descobriu a maneira de produzir e controlar o fogo. Fez pinturas rupestres nas cavernas, retratando animais daquela época ou cenas do cotidiano. Por volta de 10000 a.C., o homem começou a domesticar animais e a cultivar plantas. A garantia de alimento levou à sedentarização da espécie e ao aparecimento das primeiras aldeias. Na última fase da Pré-História, o homem aprendeu a fabricar objetos de metal, ergueu aldeias, construiu e administrou cidades, que se tornaram os núcleos das futuras civilizações. A capacidade que tinham os primeiros homens de fabricar suas ferramentas e de transmitir o que aprendiam aos seus iguais, os separava radicalmente dos outros animais. Esta superioridade estava fundamentada em diferenças físicas importantes: um cérebro maior e